Como evitar crise nas academias
Compartilhe esse artigo:
Várias pesquisas mostram como o mercado fitness é promissor, e que encontra em expansão. No entanto, a dúvida que muitos empreendedores tem é por que existe a crise nas academias?
Diversos fatores podem contribuir, seja para diminuir os gastos, mas também pela falta de inserção ou mudanças no setor.
Pensando nisto, para entender um pouco deste mercado e saber lidar com este cenário, acompanhe o artigo a seguir.
Crise nas academias: mercado saturado?
Atualmente existe muitas dúvidas se ainda é o momento de apostar neste nicho. Entretanto, apensar da crise econômica, o mercado fitness tem apresentado bons resultados.
Na maior parte dos centros urbanos existe 33 mil academias espalhadas pelo país, segundo ACAD (Associação Brasileira de Academias). Em 2015, com o auge da recessão econômica o setor conseguir crescer em 8%. Já em 2016 o aumento das academias foi de 22%, conforme Pluri Consultoria.
Tendência de negócio mercado de academias
Diante este cenário, o empresário acaba ficando em dúvidas, pois não sabe se vale a pena investir em um mercado saturado.
No entanto, antes de pensar deste modo é preciso verificar as demandas do consumidor. Com isto, desde 2007, o setor fitness tem crescido e alcançado taxas acima de 13% ao ano. Nos últimos quatro anos o número de brasileiros matriculados em academias aumentou, conforme levantamento da IHRSA.
Além disso, a Associação Brasileira de Franchising observa como o mundo fitness é bastante produtivo para pequenas e médias empresas. Com isto já estão cadastradas no sistema mais de seis mil franquias relacionadas ao meio saudável.
Quando o tema é academia de ginástica os números são animadores pelos dados da IHRSA. Em estudo de 2007 a 2010 mostra como houve um aumento e existe cerca de 15 milhões de latino-americanos frequentando este espaço.
Com tanta procura é natural que esses espaços se tornem competitivos, já que precisam atender 7,7 milhões de brasileiros.
Motivos da crise no mercado fitness
Como foi possível observar, este setor está bastante aquecido e garante uma oportunidade de negócio. No entanto, a crise nas academias pode ser consequência deste fator.
Diante disso, o empreendedor ao desenvolver sua academia de ginástica, deve observar o mercado de atuação, concorrência e tendências.
Neste ponto, a falta destes cuidados faz com que este mercado sofra problemas em sua jornada. A maior parte das academias tem esforçado para atender todos os tipos de consumidores, e com a popularização elas precisam se destacar no mercado.
Crise nas academias: como reinventar sua academia de ginástica
Diante este aumento das academias estes empreendimentos precisam se reinventar para atrair novos consumidores. Nos últimos anos já se torna visível algumas mudanças como:
Academias low cost
Este modelo cobra mensalidade baixa, mas apresenta um serviço impessoal.
Academias com atividades específicas
Esta versão de academia segue com os estúdios de crossfit, funcional ou de bike.
Assim é notório que as academias tradicionais percam os seus clientes devido o uso destas alternativas. Deste modo, quando o mercado sentir o fim da crise é a hora das academias inovarem para receber seus clientes. No entanto, para saber como lidar com a concorrência entre as academias, veja algumas dicas.
Como aperfeiçoar a gestão em academia de ginástica
Algumas atitudes podem levar a falência da sua academia. As mais comuns são:
- Planejamento estratégico: existe a falta de administração, seja com organização, projeção e cumprimento de metas e obrigações. Algumas estratégias simples quando aplicadas corretamente pode evitar que as academias fechem as portas.
- Épocas sazonais: lidar com a sazonalidade é fundamental, já que existe períodos mais vulneráveis à queda de novos e antigos clientes. Com a identificação é possível desenvolver um planejamento.
- Investir na hora certa: para manter a saúde do negócio procure investir no tempo certo. Seja na atualização da estrutura física ou inserção de novas funcionalidades.
Aprenda a ter resultados em tempos de crise nas academias
Além dos pontos acima é preciso levar em conta o consumidor fitness. Hoje a maior parte mudou os seus hábitos e enxerga a prática de exercício físico de uma forma diferente. Diante disso, o gestor para atender este e os novos usuários precisa se destacar e apostar no: - Foco: procure ter foco no seu cliente. Observe o que ele gosta para que ele consiga alcançar os resultados deste nicho.
- Resultado: procure oferecer ao cliente o treino que forneça o que ele deseja. A ideia é vender uma experiência e resultados não só o exercício físico.
No geral, as academias precisam seguir estes planos para que não fechem ou sejam engolidas pelas redes de academias.
Para isto é fundamental manter os diferenciais, e ouvir e fidelizar os seus clientes existentes. Ainda o empreendedor deve diminuir os seus gastos sem deixar de investir em treinamento para qualificação da equipe.
Com as dicas acima vai ser possível impulsionar o seu negócio e sair da crise nas academias. Gostou das nossas soluções acima? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber novidades do segmento.